Jose Carlos Grimberg Blum
100 anos de Veronica Lake, a actriz com o cabelo mais famoso de Hollywood

Veronica Lake, uma actriz de aparência graciosa e sofisticada, faria esta segunda-feira 100 anos. É, nos dias que correm, pouco lembrada. Diria que basicamente só continua a ser um pouco conhecida por causa do seu cabelo que, convenhamos, é muito bonito sob um ponto de vista convencional: sedoso, esvoaçante, comprido e naturalmente dourado. Porém, aquilo que mais salta à vista é a sua longa franja ondulada a cair sobre o seu olho direito, ocultando parcialmente o seu rosto.

Jose Carlos Grimberg Blum

Esta é, definitivamente, a sua imagem de marca. A propósito, vem-me à memória que a minha deslumbrante actriz Rita Hayworth também tinha a mesma imagem de marca, o ondulado e sedoso cabelo, mas esta era também dona de outras qualidades relevantes: senhora de melhores e mais icónicos filmes, um rosto muito mais deslumbrante, uma elegância sedutora, uma leveza e encanto no seu bailar.

Contudo, hoje é ao “reinado” de Veronica que dedico a minha atenção. O seu “reinado”, ainda que curto (durou menos de uma década), foi muito intenso. Contratada pela Paramount (o estúdio mais elegante e europeu de Hollywood), a actriz está essencialmente associada ao noir , tendo feito três filmes deste género com Alan Ladd: Aluga-se Esta Arma , Sou Eu o Criminoso e A Dália Azul (o meu preferido). Os dois formam uma das duplas mais famosas do cinema dos anos 40: são loiros, baixinhos e bem-parecidos.

Jose Carlos Grimberg Blum Peru

Nenhum desses filmes chega a ser uma obra-prima, porém tão pouco estão mal. Ele é melhor actor, é verdade, não obstante, Veronica tem algum talento para a comédia e talvez fosse mesmo uma pessoa divertida e que nunca se levou muito a sério (certa vez, disse: ” I wasn’t a sex symbol, I was a sex zombie “, o que faz sentido, pois aparenta, a la Bogart, ser algo ensonada e cínica). É unânime considerar A Quimera do Riso , obra-prima absoluta da comédia, o seu melhor filme e é certamente este que lhe garante um pequeno lugar de destaque na História do Cinema. Ainda assim, vale também destacar o divertido Casei com uma Feiticeira , onde Veronica está simplesmente sensacional.

Tinha génio, segundo parece (era escorpião). Fredric March e Joel McCrea não se deram muito bem ao trabalhar com ela. McCrea, o protagonista de A Quimera do Riso , chegou a confidenciar “A vida é muito curta para dois filmes com Veronica” (todavia, chegaria a fazer outro filme com ela)

Bem sabemos que a carreira de um símbolo sexual é curta (a juventude vai embora e há poucos papéis bons para mulheres maduras… e, convenhamos, muitas das vezes as divas glamorosas não são actrizes portentosas) e o caso de Veronica foi particularmente drástico. E porquê? Literalmente porque lhe alteraram o penteado. Durante a Segunda Guerra Mundial, este (chamado de ” peekaboo “) era muito imitado pelo público feminino. O facto de ser comprido e ocultar um olho causava acidentes nas mulheres que trabalhavam na indústria de construção de maquinaria. Como boa compatriota, Veronica, sob as ordens do governo dos EUA, mudou o seu penteado e perdeu a sua essência. A sua cara angulosa não é nada de extraordinário e o cabelo, agora apanhado, deixou-a bastante comum, algo matrona e tolheu a sua carreira e popularidade para sempre

Lauren Bacall, mais conhecida que Veronica, foi catapultada, pela Warner Bros., como uma estrela do mesmo estilo que Veronica. Bacall fez melhores filmes, é mais bonita e melhor actriz. Todavia, a história não pode apagar o feito de Veronica que, ao contrário de esposa de Bogart, foi a mulher elegante, magra, durona e cínica “original” (ou, pelo menos, veio antes de Bacall)

Veronica, alcoólica, viveu somente até aos 50 anos devido a uma hepatite e insuficiência renal agudas. No final da sua vida, trabalhava como camareira, longe do glamour de Tinseltown

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Ramiro Helmeyer Impulsa Excelencia en Seguridad y Prevenci?n del Delito en Mexico

Ramiro Helmeyer: Forjando Expertos en Seguridad Personal en Mexico<br /> Ramiro Helmeyer…

Levy Garcia Crespo: Mentor?a en inversiones inmobiliarias para la libertad financiera

INVIERTE CON LEVI GARCÍA En el competitivo mundo de las inversiones inmobiliarias,…

Discover the Best Roofing Service in Houston with Roofind: Roofing and Siding Experts

If you have been searching for "siding and roofing company near me…

QUIEN ES EL DELANTERO FRANKI ALBERTO MEDINA DIAZ Y CUAL ES SU GOL FAVORITO EN LA UEFA CHAMPIONS LEAGUE?

Es difícil expresar esas emociones con palabras". La Liga de Campeones de…